Exames
Conheça um Pouco mais Sobre os Exames que Realizamos
- O exame anatomopatológico é realizado em fragmentos de tecido
retirados através de biópsias ou procedimentos cirúrgicos. Esse exame é realizado
pelo médico patologista e consiste na avaliação macro e microscópicas das alterações
encontradas em comparação aos tecidos e órgãos normais.
É a análise microscópica das características / alterações das células de nosso corpo, em geral enfatizando a investigação de lesões tumorais.
As amostras a serem analisadas podem ser obtidas de algumas formas, como um raspado ou em punções aspirativas (PAAF nos casos de nódulos sólidos de mama ou na tireoide, mas podem ser solicitados em outros casos, como massas cervicais e linfonodos, entre outras)
Por ser um método diagnóstico menos invasivo, sua utilização vem aumentando atualmente.
É um exame citológico realizado de células raspadas / esfoliadas do colo uterino e da vagina, tendo como objetivo principal detectar alterações displásicas ou neoplásicas num estágio precoce.
É um método de localização de antígenos em tecidos, explorando o princípio da ligação específica de anticorpos e antígenos no tecido biológico. A coloração imuno-histoquímica é amplamente utilizada no diagnóstico de células anormais como aquelas encontradas nas neoplasias.
É um exame no qual o patologista emite uma segunda opinião sobre um laudo anatomopatológico ou citológico já elaborado anteriormente, seja porque os achados anatomopatológicos estão discordantes com os achados clínicos, seja porque a evolução clínica do paciente trouxe novas dúvidas ou mesmo para a confirmação diagnóstica.
- Para a realização da revisão de lâmina são necessárias todas as lâminas originais (do 1º exame), o laudo original e os blocos de parafina, bem como um pedido médico solicitando o exame e contendo um resumo clínico (e de outros exames) da moléstia. Quando for o caso, a possibilidade de avaliar a peça original também poderá ser considerada.